sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Para Sempre Ana - Sergio Carmach

Bom dia! Ou boa noite! Como quiserem...

Leitores queridos, estou aqui para resenhar um livro massa. Um livro Espetacular, um romance de qualidade! Pois estou me sentindo louca de vontade de viver Para sempre Ana novamente, um livro que deve ser relido quantas vezes forem necessárias e sem necessidades também. E olha que nunca recomendei uma re-leitura. Pois recomendo, assim que lerem a primeira vez, releiam e vivam na Cidade Três Luzes, com os mistérios, que nada mais eram que verdades ocultas por cada personagem, por cada cidadão triluziano. Eu quero cometer um spoiler!!! Mas como? Seria um pecado até tirar o prazer das emoções que esse livro nos traz. Sem dúvidas é 05 estrelas, é 05 vezes mais emoção. E eu estou muito empolgada nesses elogios... Vamos conhecer o livro e um pouco do autor.


Título: Para Sempre Ana
Autor: Sergio Carmach
Páginas: 336
Editora: Caranvasai
Sinopse: Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.



Como começar? O livro é dividido em três partes, contando os mesmos momentos, ou quase, por ângulos diferentes. Até chegar ao desfecho final. A história se passa em Três Luzes no município de Senador Mariano. E começa com um jovem rapaz o Caio a procura de sua mãe Ana. Que desapareceu a mais de uma década sem explicações. A cidade tem esse nome pois afirmavam ali ser o ponto onde três naves alienígenas pairavam em noite de lua cheia sobre a cidade, sendo a luz da lua cheia a encobrir as atividades das mesmas. 

É muito difícil saber por onde começar, pois falamos em datas e tempos, em que o livro fica em um vai e volta sem fim, então temos sempre que nos atentar as datas, mas nada que nos deixem confusos como leitores, pois os acontecimentos fluem de forma natural se encaixando, se emendando até o desfecho final.

Decidi somente escrever sobre Ana. Pois comentar as histórias complexas todos os outros personagens fariam eu cometer um spoiler daqueles.

Ana é uma jovem muito sagaz, e decidida e ao perder a sua avó Irene também, pois já tinha perdido sua mãe quando criança, decide procurar a quem acredita ser seu pai. Quer ter uma família, pois a essa altura ele já teria filhos e sua esposa e não quer passar sua vida sozinha. Decide então morar em Senador Mariano que é próximo a Três Luzes, seu verdadeiro destino. Ana sempre foi muito parecida com sua mãe, e seu pai sempre muito apaixonado por Marília, fica em êxtase ao ver Ana, entrando em um delírio achando que está vendo seu grande amor novamente. Ele revela que não é seu pai verdadeiro. O que a deixa muito chateada, achando que Nestor viu a figura de Marília no corpo de Ana. Logo após enredam em um romance, pois ela depois dessa desilusão decide em busca desenfreada por um homem decente que a dê família e filhos, como sonha... Porém Nestor se mostra um homem "decente", carinhoso e estável, mesmo sendo casado com Márcia e ter seu filho Carlos, um jovem imaturo demais para sua idade, ou não pois cada um vive no seu tempo.

Após anos de um caso que não leva a nada Ana pressiona Nestor, que sempre escapa com todas desculpas possíveis para o fim de  seu casamento... E ela muito sagaz, arquiteta um plano. Achando que Nestor a amará e largará tudo para ficar com ela, diz que está grávida! E ela na verdade não está!!!

Queridos e é ai que tudo começa. Que tudo se expande, que tudo nos domina e não nos deixa mais querer parar de ler o livro um só minuto que for. Um livro que nos absorve, que nos dá vida, que nos faz querer ser a Ana, querer ter toda a sua resignação, a sua força. E entender que Deus escreve certo por linhas tortas. O livro não é religioso, mas é de uma sensibilidade tocante, de uma espiritualidade imensa, de uma moral resoluta.

Após essa pequena ideia, Nestor, se desespera e arma um plano muito descabido, e ela acaba conhecendo Carlos seu filho, através desse plano, e ai nunca mais a vida de ninguém nessa cidade será a mesma.
Márcia vive com seu marido, um homem fraco Nestor, ás vezes parece meio cômoda até. Carlos um jovem imaturo que acredita amar Cris, uma jovem doce e tranquila, de família tradicional, que deixa a desejar em seu "amor" por Carlos. Tem sua avó Gertrudes, a matrona da cidade, muito respeitada por seus costumes e rédia curta. Um Padre, Motta e um Delegado, Dr Irineu, que se engalfinham em conversas filosóficas em todas ocasiões possíveis e chegam á extrema discordância deixando loucos todos a sua volta. Cláudia uma jovem advogada, que nunca duvida da palavra de Carlos, um momento sequer, Jorge o amigo tímido que depois tem uma atenção especial. E não deixando de comentar a Marília  mãe de Ana, uma mulher doce que tem sua filha de forma reclusa, com a ajuda de Nestor e vive com a Dona Irene que mal julga sua neta e filha, dizendo ser fruto do pecado, aquela criança com um futuro inesperado. Esses são as personagens que envolvem toda a trama de Ana e da família Rigotti.

Durante a narrativa, o autor explica certas cenas nos dando o parecer daquele sentimento, o que nos deixa a mercê dos personagens, até mesmo me fez pensar em minha atitudes, eu amo livros assim, que desperta o meu íntimo, que me faz pensar nas minhas próprias atitudes além de me fazer sonhar. 

A história é repleta de profundas traições, ciúmes, incompreensões e não deixa a desejar nos trazendo amores verdadeiros, paz e reconciliações, com um final surpreendente, o autor arremata sua narrativa com um quê de estupefação e admiração por essa mulher. E até mesmo por todos os personagens.  Fecha com chave de ouro encontrando Ana, sim ela é encontrada. Mas isso não é um spoiler, tudo leva a crer que esse encontro aconteça, mas o que mais surpreende é todo o resto depois desse encontro. emoção do início ao fim.

"Injustiças podem causar uma reviravolta momentânea no espírito.O temor se transforma em uma energia inebriante, em um ódio prazeroso e indescritível."
Pág. 17 Parte 1

"Algumas pessoas são tidas como felizes em virtude apenas daquilo que aparentam, voluntária ou involuntariamente. Por vezes, quando manifestam sofrimento ou buscam ajuda, costumam ser acusadas de
ingratas com a vida, pois estariam lamentando-se em meio a tantas dádivas recebidas."
Pág. 110 Parte 2

"Carlos é tomado por sentimentos pouco nobres e divaga acerca da natureza perversa do ser humano, de como criaturas egoístas sempre destroem a felicidade alheia – e, por vezes, até a delas próprias – ao buscar
a satisfação de suas paixões.
Pág. 303 Parte 3

"Um livro que nos faz amar, odiar, que nos faz esperar, que nos faz acreditar. Que faz pensar nos caminhos de linhas tortas. Vale muito a pena! Muito! E que seja Para sempre Ana!" 

Um pouco sobre o Autor:


"Escritor carioca, autor do romance Para Sempre Ana. É também videomaker, advogado e revisor de textos." Simples assim.


E para adquirir o livro é só comprar na SaraivaLivraria da TravessaSiciliano e Livraria Cultura.

Espero muito que tenham gostado dessa resenha e que se toquem profundamente ao ponto de ler o livro. De conhecer a Ana e esses personagens cheios de segredos e reviravoltas com fins que nos supreendem a cada linha. 

6 comentários:

  1. Amei a resenha.
    Já li muitas coisas sobre esse livro, mas adorei o seu modo de descreve-lo, fiquei a maior vontade de lê-lo.
    Adoro Romances, principalmente uma leitura tão cheia de emoções.
    Com certeza vou adquiri-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que resenha linda, Irinia.
    Eu sou louca para ler esse livro, agora então rsrs
    Eu também gosto de livros que me façam refletir, acho que esse é o papel fundamental de qualquer livro, trazer algo de bom para o leitor.
    Agora eu estou ainda mais encantada com a história, preciso ler logooo rs
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha ficou muito boa mesmo Irinia!!
    Parabens!!!

    Vc conseguiu explicar muito bem o que se passa no livro sem spolers..
    parece ser um livro bom!!
    E como eu amo romances, deu vontade d ler!!! :D

    bjinhoos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Irinia.
    Sensacional a narrativa do Sérgio.
    A cidade,os personagens com seus segredos e surpresas.
    bjokk,
    Cármen.

    ResponderExcluir
  5. Irinia, adorei o livro. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas através de suas palavras estou tendo a grande oportunidade de conhecer um enredo surpreendente.
    Gostei de toda a história, maravilhosa!!!
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Irinia, adorei sua resenha, vc é bem emotiva nelas hauhauaha
    Primeiro, isso é ótimo, ainda mais em romances assim, que dá pra ver que desperta mesmo algo na gente. Segundo, deixa a resenha bem sincera. Parabéns, amei mesmo e gostei do livro. Espero ler em breve. Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello