terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Feira de Livros de Frankfurt - Alemanha 2013

Olá Leitores como forma de Carnaval? Ou estão ainda...

Quero somente comentar aqui no blog sobre a Freira de livros em Frankfurt, o maior evento editoral no mundo, que está em grande repercussão pois levará 70 autores brasileiros, nomes ainda não divulgados, mas que estamos sendo prestigiados a levar nosso títulos em uma grande feira. O Brasil esse ano é o país homenageado da Feira, e a  Biblioteca Nacional e a Funarte, não estão medindo esforços (assim espero) para uma bela programação durante a feira.


O mais interessante dessa feira é que cada ano o País que é homenageado participa da cerimônia em que é entregue um "rolo" com um fragmento de uma obra clássica do País, porém o Brasil não escolheu uma frase clássica, um texto clássico, "escolheu uma seleção de frases de diversos autores representativos que vão desde Machado de Assis até autores recentes como Clarice Lispector e Guimarães Rosa.
Também há clássicos do Modernismo como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Haroldo de Campos. "Somos cheios de vozes que em muitos casos mal cabem em nossa voz. Só a antropofagia nos une", começa o texto que o Brasil escreverá no rolo.
A frase final vem de Osvald de Andrade, fundador do chamado movimento antropofágico que via a cultura brasileira como resultado de um ato de canibalismo cultural, que consistia em devorar, assimilar e digerir outras culturas."

A Feira de Livro de Frankurt acontece anualmente na Alemanha desde 1949, promovido pela Associação do Comércio do Livro Alemão. É entregue o Prêmio da Paz do Comércio do Livro Alemão. E então desde 1988 um país é convidado para apresentar a literatura nacional. Em 1994 o Brasil foi convidado,  e então essa será nossa segunda vez num evento importante.

A Feira será realizada de 09 a 13 de outubro. Essa será a 64ª edição (me corrijam se estiver errada) a ser realizada e espero que o Brasil faça um lindo papel por lá... Já que em tantos outros pontos ficamos a desejar.

Ótima notícia não?

11 comentários:

  1. Notícia maravilhosa! É ótimo ver nosso país reconhecido pela literatura lá fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Em uma ação tão boa que é a literária!

      Excluir
  2. Olá, boa tarde ^^
    Que ótima notícia! É muito bom saber que nossos autores têm reconhecimento em outros lugares :D
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. E a Bienal do Rio homenageia a Alemanha, costuma haver essa troca.
    Quero ficar rico para poder ir... :D
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu percebi isso Flavio... Até esqueci de comentar, mas é uma troca justa. haha

      Excluir
  4. Fico feliz em saber que nossa literatura anda sendo tão bem prestigiada lá fora (soube que alguns autores brasileiros já estão tendo seus livros publicados lá os EUA). Quisera eu poder viajar até a Alemanha agora XD

    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo site!
    Nos da orgulho em ver um conteúdo tão bom, sendo bem divulgado na internet.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Irinia tudo bem? Eu irei a feira, mas ainda nao sei onde comprar a entrada, estou na Holanda:) se vc poder me ajudar eu agradeço, muito legal vc falar sobre a feira:) meu email zil.feitosa26@hotmail.com bjs

    ResponderExcluir

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello