quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Eu Leio Brasil Assinem a Petição

Bom dia leitores,

Antes de ontem escrevi um post do Brasil sendo homenageado na Feira de Livros em Frankfurt, ficamos muito felizes, porém a realidade não parece ser bem essa. Constantemente nas redes sociais vemos a dificuldade de um autor publicar seu livro. Se ele é independente fica sem divulgação ajuda da editora, se é pela editora "ás vezes" não são reconhecidos e não ganham devidamente seus direitos autorais, e fora que ainda há o preconceito de leitores que não leem livros nacionais achando que não são tão bons como os de fora. Olha vou confessar, que eu já passei por essa fase até ler o primeiro livro nacional e esquecer desse detalhe quando a história é muito boa. Esse preconceito que falo, não é um preconceito negativo é um preconceito ignorante das verdades irrevogáveis que nosso país mantém ótimos escritores, de níveis avançados e são massa. E por infelicidade, não são reconhecidos muitas das vezes... Porém isso talvez seja até questão de tempo, vamos ajudar a divulgar nossos autores brasileiros com afinco e fazer entender que eles são tão bons quanto os Best-sellers internacionais que que dominam tudo como uma febre.

Assinem a petição e participem dessa luta!



A autora da Petição nada mais é que a autora Janaína Rico, que participa do Selo Brasileiro e sempre está movimentando as redes sociais em busca de reconhecimento para a nossa literatura em geral. 




"Eu leio Brasil
A literatura nacional pede socorro.
O que está acontecendo é que as obras brasileiras não estão recebendo o trato que merecem. Basta entrar em qualquer livraria para perceber a diferença de tratamento. Em destaque, apenas as obras que vêm de fora. Nas listas dos mais vendidos, nomes estrangeiros pipocam e somente de vez em quando surge uma Paula ou um Eduardo para diversificar.
Os marketings das grandes editoras apontam todos os seus canhões para 50 tons de estrangeirismo, enquanto o verde e amarelo fica ofuscado sob o cinza.
Ora, não podemos esquecer que para cá já vêm os best-sellers, testados e retestados no exterior, que já passaram por uma pesada campanha de publicidade.
Mas os daqui ficam relegados a segundo plano, sem que os leitores sequer tenham o direito de escolher se vão comprar ou não. A dinâmica é clara: o consumidor comum entra em uma livraria procurando uma capa que lhe chame atenção, ou uma história que se destaque no meio das outras. Impossível que um livro escondido no meio da prateleira ganhe a parada. Isso, quando pelo menos fica em um canto escondido na livraria, pois na maioria das vezes os títulos nacionais nem chegam às estantes das grandes redes.
Por isso, criei este manifesto. Longe de mim pedir para que as pessoas só leiam os nacionais. Adoro Marians, Sophias e Stephanies e quero muito continuar a lê-las. Mas quero chegar no shopping e ter o direito de escolha entre elas e as Vanessas, Lucianes, Leilas e Carinas. Ah, e Janainas também!

*Precisamos reunir 10.000 assinaturas para mandar este manifesto para a mídia. Vamos fazer o nosso barulho!

http://www.facebook.com/EuLeioBrasil"


Assinem a petição aqui: 

http://www.peticao24.com/eu_leio_brasil

***Na hora de assinar prestem a tenção pois é enviado um e-mail de confirmação para a caixa de entrada, porém a minha foi direto para o lixo eletrônico, então vasculhem seu e-mail, spam, lixo eletrônico e afins para confirmarem a assinatura.

Vamos apoiar a literatura nacional brasileira e não somente as literaturas nacionais inglesas, alemãs e mundo afora, nossa literatura merece e tem muito valor!


7 comentários:

  1. Assinado, mas enquanto as pessoas comprarem mais os estrangeiros as editoras trabalharam por eles...

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uuma verdade! POr isso essa movimentação também acordar o povo e mostrar que aqui se tem valor.

      Excluir
  2. Tbm já assinei e fiz questão de postar no meu perfil do Facebook uma foto com alguns dos meus livros de autoria nacionais, essa causa precisa ser apoiada por todos nós!!

    ResponderExcluir
  3. Já assinei e estou indo divulgar!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Também assinei e já está sendo divulgado no blog ! Belíssimo trabalho.

    http://revolucaoliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello