segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O que significa um meme?

Boa Noite!

Estava explicando para minha tia sobre o Meme do Laço Incentivo à Leitura, e não achava a palavra correta, porque nunca pensei o que é exatamente um meme. Sei que é um selinho, uma corrente para passar uma mensagem, uma brincadeira. Então pesquisamos no Google, Meme. E então fiquei sabendo de uma história imensa sobre o meme, quando surgiu e todo o resto. Salve o Google! (risos)




Com certeza alguém já deve ter pesquisado, ou se não pesquisou vou escrever um breve resumo do que achei.

O termo Meme foi criado em 1976 por Richard Dawkins no livro o Gene Egoísta, é referente a memória uma analogia de "gene na genética, a sua unidade mínima"
O que eu entendi foi que é como uma unidade de informação que se autopropaga de cérebro em cérebro em que a informação fica armazenada como um "livro". Tudo a ver não? Uma evolução cultural que de ideias, sons, desenhos, ou qualquer ideia que possa ser aprendida e transmitida de forma autônoma.
O meme pode significar somente a transmissão de informações, que é exatamente o que fazemos.
"O conjunto de todos os memes possui as características próprias de qualquer processo evolutivo: fecundidade (algumas ideias são especialmente efetivas), longevidade (persistem durante muito tempo) e fidelidade na reprodução (conservadorismo tradicional, especialmente no ensino, como parte da educação infantil)."

Então quer dizer, o meme é uma informação que passa de cérebro em cérebro, com longevidade e reprodução. Essa matéria que eu li sobre o meme é bem extensa, com vários termos cientistas, pois trata-se de ideias que se propagam em nossa mente, de mente a mente. 

Agora se clicar lá no Wikipédia no link Meme(Internet), a coisa muda de figura e fica bem mais simples.
O termo meme de Internet é usado para descrever um conceito que se espalha via Internet.
Em forma de vídeos, imagens, mensagens, que se espalha de pessoa a pessoa nas redes sociais, "tornando-se geralmente viral".

Um meme da forma simples é uma corrente, iguais aquelas de oração, se você não mandar para 10 pessoas você morrerá. por exemplo. (risos) Aquelas histórias tipo loira do banheiro, lendas, e logicamente nossos selinhos que fazemos questão de passar para o próximo blog amigo.

Olha vou confessar uma coisa aqui. Eu detesto o Wikipédia porque ele é tão resumido, que se eu fizer um resumo do resumo não sobra nada. (risos) Brincadeira, esse site é muito bom! Mas se você quiser fazer um resumo do assunto é melhor não procurar lá, ou podemos copiar e colar, mas não tem graça.

Enfim, esses dois parágrafos deu para ter uma ideia básica do que é um meme e da onde surgiu o termo, eu achei muito interessante, pois mesmo associando que é um tipo de corrente, nunca imaginei que seria um termo que surgiu da ciência, relacionado a genética e cérebro.

Gente, como não quero copiar e colar e não consegui fazer um resumo plausível, visitem o site pois lá tem uns exemplos de meme muito clássicos, como um Canção de Ninar, filmes, teorias da conspiração. Até correspondência é um meme. :-)

Um meme basicamente é um vírus que se espalha e nunca acaba. 

Adorei saber mais sobre esse assunto e vocês?

8 comentários:

  1. Não sabia disso, nunca pensei em procurar! Legal saber mais *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade né? é bem interessante o meme por esse lado tb!
      bjooos

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ah que bom agora ja sabe! haha

      Ache muito bacana escrever e saber mais sobre isso!

      bjoooos

      Excluir
  3. Ai, que interessante. Eu mesmo nem sabia pq as pessoas diziam "meme", fiquei só pensando naquilo do Facebook e das carinhas uahuahauaha
    Beijos Irinia e parabéns pelo post de esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido!

      Eu pensava a mesma coisa haha

      Bjoos

      Excluir
  4. Eu já tinha uma noção de que era disso que se tratava,mas ai você percebe que vai um pouco mais além neah rsrs
    sonhosdeegelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Sempre tem mais alguma coisa por trás.

      Bjooos

      Excluir

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello