sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cotoco - John van de Ruit

Boa noite!

Terminei de ler o Livro Cotoco  e para mim foi um dos melhores livros que já li. Esse eu recomendo para alguém que quer começar a ler, teve momentos que eu quase chorei... de tanto rir. 

Ganhei esse livro em uma das promoções que participei nesses últimos meses, e que fiquei muito feliz, pois o título me interessou bastante. achei diferente e fui ler a sinopse. amei se não tivesse ganho, com certeza teria comprado mais para frente. :-) Foi do blog: Devorador de Letras. Muito obrigada!

Um livro que prende do início ao fim, 392 páginas de humor, de dúvidas, de amores, de fidelidade, de loucura, de saudades. vivi cada momento desses com muita intensidade e só de lembrar tenho vontade de rir. Eu amei esse livro e será muito prazeroso compartilhar com vocês.

Cotoco - O diário (perversamente engraçado) de um garoto de 13 anos - John van de Ruit - Editora Intrínseca.

 Sinopse: África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.



Vou começar apresentando os Oito Loucos, pois os nomes não são reveladores referente a detalhes mais profundos da história.

Os Oito Loucos:

John Milton (Cotoco) - Alguém consegue imaginar o que é cotoco para o John? (Sinopse)
Robert Black (Rambo) - Se autoapelidou de Rambo
Charlie Hooper (Cachorro Doido) - Já conhecido como Cachorro doido anda com estilingue caçando por aí.
Simon Brown - Mais neutro durante o desenrolar do enredo.
Vern Blackadder (Rain Man) - Apelidado com esse nome depois de terem visto um filme com o Tom Cruise - Arranca seus cabelos e costuma conversar com suas meias.
Henry Barker (Lagartixa) - Parece uma lagartixa de tão branco e magro que é, já no segundo dia começou suas estadias a enfermaria - em menos de 03 meses já tinha ido a enfermaria umas setes vezes.
Sidney Smitherson-Scott (Barril) - Quebrou seu próprio recorde de peido mais longo - 30s 
Al Greenstein (Esponja) - Um tarado que vive no banheiro com revista de mulher pelada.

Esses são os Oito Loucos que nos fazem chorar de rir, com as situações que geralmente não achamos graça nenhuma. Como podemos rir de um braço quebrado? De um trote sem graça? De apelidos infames? De ser escravizado por alunos mais velhos? Pois é... Não é a toa que esse livro "quebrou todos os recordes editoriais na África do Sul e, recebeu em 2006 o Booksellers' Choice Award."

John Milton, um garoto de 13 anos, que ganhou uma bolsa de estudos para um internato só para meninos, com muita expectativa e acordado ás 04h30 da manhã, ele se prepara para ir para um ano repleto de diversão, companheirismo e muita insanidade. Acompanhado de seu diário e sua "sanidade", sai de casa com seus pais, já atrasado e cheio de confusão, já sabe o que esperar do resto do fim do dia.

Os pais do Cotoco, são dois "loucos" que enchem a cara a cada jogo de críquete que acontece na escola, no final do jogo o seu Professor de Inglês o Guv, também técnico do time, se juntam aos dois e ai a m... está feita. Ele pensa se os pais deles vão vê-lo jogar ou se vão se embebedar com seu professor. Sua Avó uma gagá, que acha todos querem roubar suas coisas.

Chega na sua ala e conhece seus 07 companheiros novatos, nada pode ser pior na vida de um garoto, ser novato num internato só de meninos. São apresentados ás regras, escolhidos para serem escravos dos monitores, e são constantemente zuados. Fora que se zoam o tempo inteiro.

O livro tem pontos altos como a política africana, a libertação de Nelson Mandela, ótimos títulos que Cotoco lê, como Charles Dickens, Senhor dos Anéis, uma poesia de John Milton xará do Cotoco. Tem também um ladrão de Cuecas, uma noitada de sombria, várias noitadas de fuga. 

Ele vive um ano de descobertas, de companheirismo, em dúvidas com garotas, de perdas também, o ponto mais sério do livro.

Você se apaixona com o modo de pensar de um garoto dessa idade, tudo não passa de meras ilusões e certezas incertas. Não ficamos com raiva de seus relacionamentos com as garotas. Tudo muito em fase de descoberta.

E pensando por outro lado, é um cotidiano, que pode ser comum por aí, com pais que bebem, se separam, brigas loucas, um menino com problemas mentais em que a mãe insiste em deixá-lo na escola, um menino com doenças a cada semana sem saber ao certo do que se trata enquanto os pais estão em outro estado/país, escritos de uma forma divertida, que se parar para pensar, é nada mais que a realidade, mas não tão juntas como nesse livro. 

Eu quero escrever todos os dias mais engraçados que achei, e revelar trechos tentadores do livro. Então o que peço, quase encarecidamente, é que leiam! Vão adorar!

Pesquisando vi que tem o filme, pois achei a capa muito diferente, parece capa de filme mesmo, louca para ler! 

Trailer do filme Spud:




Não vejam o filme! Leiam o livro primeiro! 

Espero que tenham gostado!

5 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler Cotoco mas de duas a uma: ou não tinha nas livrarias, ou eu estava dura de grana. Já li várias resenhas desse livro e posso dizer que a sua atiçou bastante minha curiosidade.

    Beijos!
    http://labsandtags.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bm que aticei sua curiosidade, se vc ler podemos trocar figurinhas depois. haha

      Obrigada. Bjoos

      Excluir
  2. hahaha, gostei do livro. Ainda não o conhecia. Vai entrar para minha wishlist.
    Caramba, quanto tempo que não passo por aqui, hein?
    Espero que esteja tudo bem com você. Beijos. :)
    http://valvula-de-e5cape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu tb não conheci devido a promoção;

      Está tudo bem sim querida! Vou passar no seu tb. Sei que demoro demais para visitar os blog amigo! hahah

      Bjooos

      Excluir
  3. Nossa, eu já tinha escutado falar sobre o filme. Nunca tinha lido uma resenha sobre o livro, e fiquei encantada, completamente curiosa. Adoro livros nos levam a risadas.
    Espero ler em breve, já vai pra minha listinha.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello