terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sustentabilidade_No_Blog #3

Bom Dia!!!

Hoje vou mostrar a vocês algumas empresas já pregam a sustentabilidade em suas ações.

Espero ser bem caprichada. E não muito cansativa!

Acho interessante e um ótima idéia se todas as empresas, indústrias, fábricas se preocupassem com nosso mundo, afinal acho do jeito que as coisas estão, para onde tudo caminha com tanto desperdício acho que nossos filhos não irão ter muitas chances.

Pra começar, achei uns vídeos interessantes do Instituto Akatu. E vou postar o primeiros deles, 02 min. E conforme vierem os posts vou Colocando o resto.
               
Vídeo #01



Fiquei feliz ao ler em uma reportagem que peguei por base, que o Brasil está em segundo lugar no ranking de uso de materiais renováveis e no uso de biocombustíveis. O Primeiro é a Índia.

Para começarmos a ser sustentáveis podemos mandar para reciclagem nossos produtos de consumo, saber a origem dos produtos que consumimos, nesse caso se a empresa é sustentável, se entra nos padrões de sustentabilidade. Outra dica legal, é consumir menos energia, sem necessidade, usar a folha frente e verso antes de descartar caso precise, tirar o stand-by dos eletrônicos, por exemplo, TV, rádio,dvd, monitor do pc. Vocês já viram uma campanha que é desligar toda a energia de casa as 20h? Eu já, mas faz um tempo que pararam de divulgar isso. Economia na aguá, usar produtos orgânicos para limpeza. Não usar sacolas plásticas no mercado, para fazer de saco de lixo em casa. Tudo isso é importante para o nosso dia a dia.

A primeira empresa que achei foi a Petrobrás, sua missão conforme seu relatório de sustentabilidade é *atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.*

A Caixa Econômica Federal desenvolve um projeto sustentável, em que seus empregados, clientes, fornecedores e parceiros pratiquem as ações sustentáveis. Além de incentivar o uso de materiais recicláveis em suas agências.

Vale: *A empresa também promove a recuperação de áreas degradadas e investe na pesquisa de novas tecnologias que permitem aprimorar os sistemas de controle ambiental, na gestão de resíduos e de produtos químicos. *

Natura: estimula a venda de refis em seus produtos, promovenco a marca Ekos, que é onde promove a sustentabilidade, fora que o plástico de suas embalagens são feitas com o Plástico Verde, que é 100 % reciclável.

Wall Mart: Eles promovem a sustentabilidade em três pontos: Clima e energia, reduzindo o consumo de energia em seus pontos de venda, Resíduos: implementando estações de tratamento e reciclagem do lixo, e os Produtos: eles estimulam o uso de produtos *com alta preocupação ambiental, além de reduzir em até 70% a presença de fosfato em detergentes e sabões em pó usados na limpeza da rede até o próximo ano e oferecer ao menos um produto orgânico para cada categoria de alimentos comercializada.*

Fora que temos os Bancos, Santander (incentiva a sustentabilidade no site e com faturas via email), Itaú foi eleito o banco mais sustentável (tem fatura online também), Banco do Brasil tem uma agência que na época estava em caráter experimental no começo do ano, a Caixa Econômica mais acima, Bradesco tem a Fundação Amazonas sustentável, provavelmente mais algum que não consegui achar. 

Quer dizer tudo aqui indica uma prática saudável a sustentabilidade, mas sabe aquela frase? *A união faz a força*? Então, se cada pessoa desse mundo se mobilizar e se preocupar realmente com tudo o que faz, com o mundo em que vive, com o próximo teríamos mesmo um mundo melhor. 

Estou adorando saber mais sobre sustentabilidade e aí, o que estão achando?

6 comentários:

  1. Poxa, que legal, Irinia! Sempre trazendo muita informação interessante. Achei o máximo.

    Precisamos realmente começar a repensar nisso, na sustentabilidade... Afinal só temos um planeta Terra né?! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu tento ne? Fazer o meu melhor. Achei que sustentabilidade é um tema bem interessante!

      Que bom que gostou!

      Bjooos

      Excluir
  2. Amei a postagem, Irinia. Acho super importante que nos importemos com nosso planeta.
    Precisamos sempre procurar consumir produtos de empresas sustentáveis. Elas auxiliam muito no cuidado de nosso planeta e merecem nosso respeito.
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que nos preocupar né? como será daqui uns anos?

      Morro de medo de faltar algo! hehe

      Bjooos

      Excluir
  3. legal o lance da caixa, a gente precisa de mais coisas assim no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é um projeto bem interessante, o bom é que eles estimulam seus próprios funcionários tb!

      Bjooos

      Excluir

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello