domingo, 5 de agosto de 2012

Trilogia Millennium




Trilogia Millennium é uma série composta de três volumes escritos pelo sueco Stieg Larsson. Os livros são: Os Homens que não amavam as Mulheres, A Menina que brincava com fogo  e A Rainha do Castelo de Ar. No Brasil e em Portugal, o primeiro volume foi lançado em 2008, o segundo e o terceiro foram lançados em 2009.
O tema da violência sexual contra as mulheres nos seus livros deve-se ao fato de que Larsson, enojado, testemunhou o estupro coletivo de uma jovem quando ele tinha 15 anos. O autor nunca se perdoou por não ajudar a garota, cujo nome era Lisbeth - como a jovem heroína de seus livros, e resolveu dedicá-los a ela




Minha Opinião
A Trilogia Millennium para mim foi uma leitura muito fascinante, envolvente, chocante e realista.
A obra foca no tema de violência contra as mulheres, mas traz temas como corrupção e  crimes cometidos pelo alto escalão da sociedade.

No primeiro livro *Homens que não amavam as mulheres* conta a história da Família Vanger repleta de assassinatos contra mulheres em forma de *justiça*. O Sr. Henrik Vanger contrata Mikael Blomkvist para em uma última tentativa descobrir o que aconteceu com a sua neta Harriet que desaparece misteriosamente em 1966. E nos anos seguintes em todos os seus aniversários ele recebe flores em molduras. O que aumenta ainda mais a sua dor com o desaparecimento. Durante todo o enredo repleto de mistério vão surgindo os detalhes e a sagaz Lisbeth Salander que foi vítima durante toda a sua infância de abusos por pessoas que na verdade deveriam ajudá-la.

O segundo livro A Menina que brincava fogo fala um pouco mais da vida de Lisbeth e nos mostra um pouco mais de sua vida e todos os motivos que a levaram a ser como era, emocionante como o primeiro livro nos envolve em em um triplo homícidio em que a esma é suspeita. E para ajudar conta com o Mikael. Mais uma vez eles se tornam uma dupla imbatível correndo contra o tempo para desvendar toda essa trama.

E finalmente o terceiro livro com o enredo envolvendo a Lisbeth em um julgamento sobre sua sanidade mental e querendo deixá-la de vez presa em um sanatário, Mikael conta com a ajuda de sua irmã Anikka Gianini para provar diante de um tribunal e arrancar Lisbeth de vez de toda essa corrente injusta.

A Trilogia Millenium foi escrita por Stieg Larrson um jornalista sueco  que testemunhou um estrupro coletivo de uma jovem de 15 anos, o que fez com que nunca se perdoasse por ele não ter ajudado a garota que se chamavam Lisbeth. Sua obra foi dedicada a ela.

Por ter sido um jornalista ativo, em muitas atividades políticas e em toda sua luta por direitos humanos, em sua morte houve uma suspeita de que teria sido induzida e não causada por um infarto logo após subir 07 lances de escada da revista Expo.

Uma mente brilhante e revolucionária que com certeza se não tivesse sido interrompida nos traria muito mais obras inteligentes e fascinantes como essas.

Os Livros já viraram filmes. Os homens que não amavam a mulheres temos duas versões: a Sueca (2009) e a de Hollywood (2011). Eu particularmente prefiro a primeira versão para acompanhar o país de origem dos livros , que no caso já tem as três obras roteirozadas. eu ainda não vi os dois últimos mas tenho certeza de que será tão quanto o primeiro. A cena mais marcante é quando a Lisbeth vira o jogo contra seu tutor. Vale a Pena ver.

Super recomendo.

Beijooos! :-)



6 comentários:

  1. Fiquei tentada a ler Millenium só por saber que o autor presenciou uma coisa triste dessas...

    Comprarei a trilogia em breve :)

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste ne?

      Voc~e não orá se arrepender!

      bjos!!!

      Excluir
  2. Oi, tudo bom? Eu já li essa trilogia e não me arrependo nada. Infelizmente não comprei, peguei emprestado da biblioteca, mas pretendo comprá-la ainda. São livros fortes, mas realistas. Eu adorei, principalmente o último volume.
    Beijos, boa quarta feira.

    http://alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vale a pena comprar. Essa série é muito boa!

    rs

    Bjooooos pra vc tb!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Faz um tempo já que namoro esses livros. No sábado eu olhei o primeiro filme da trilogia e me apaixonei, é bem o estilo de filme que gosto e agora mesmo terminei de ver o dois gente quem não viu deve ver é muuuuito bom agora quero muito ler os livros.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, tudo bem?
    Também faço parte do Blogueiras Unidas e entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Já estou seguindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Claudiana
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello